top of page
background.png

O PSOL não estará na prefeitura de Fortaleza e seguirá com sua independência


O PSOL não estará na prefeitura de Fortaleza e seguirá com sua independência

 

Ao Diretório Municipal

Ao conjunto da militância e filiadas/os do Partido Socialismo e Liberdade

 

Tomamos conhecimento, por meio da imprensa, que o atual presidente do Diretório Municipal de Fortaleza, Técio Nunes, ex-candidato à Prefeitura de Fortaleza pelo PSOL, foi nomeado como titular da Coordenadoria Especial de Políticas Sobre Drogas (CPDrogras) pelo prefeito Evandro Leitão. Sua nomeação foi publicada no Diário Oficial do Município na última sexta-feira, dia 10 de janeiro.


Apesar do esforço de parte de nossas e nossos filiados, parlamentares e coletivos de, através da Carta ao Povo de Fortaleza, lançada em dezembro, buscar pautar a relação do nosso partido, o PSOL, com a nova administração municipal, as negociações que levaram à nomeação foram feitas sem consideração nem respeito a qualquer instância partidária, seja a Executiva Municipal, o Diretório Municipal, a Executiva Estadual ou o Diretório Estadual, espaços dos quais Técio Nunes participa. Soma-se a esse cenário de descaso o fato que nossas instâncias estão paralisadas e silenciadas, sem reunir nem debater. Sequer o balanço coletivo das eleições municipais do ano passado foi realizado. A nomeação de Técio, portanto, não nos representa e não representa o que defendemos para o PSOL, tampouco fortalece a relação da nova gestão com o nosso partido, pelo contrário.

 

Diante desse quadro, nós, filiadas e filiados que assinamos esta carta, reafirmamos a necessidade da autonomia e independência do nosso partido e da nossa bancada na Câmara Municipal de Fortaleza diante da nova administração da prefeitura, ao passo que nos comprometemos a cerrar fileiras no combate a quaisquer ataques da extrema direita. Fazemos o chamado para que seja respeitada a resolução nacional do Partido Socialismo e Liberdade, que indica o afastamento de todas as instâncias, municipal, estadual e nacional, de qualquer filiado que seja nomeado para participar de administrações e governos que sejam compostos por partidos da direita neoliberal, como MDB, PSDB, União Brasil, Podemos, Avante, Novo.

 

Nesse sentido, é necessário o afastamento imediato de Técio Nunes das instâncias partidárias. Destacamos que, por óbvio, isso vale tanto para as e os que venham a assumir lugar na nova prefeitura quanto para aquelas e aqueles que estão em cargos de segundo e terceiro escalão no governo do Estado e que, por quaisquer razões, ainda não se afastaram das instâncias de direção partidária.

 

Em acordo com as resoluções nacionais, reiteramos que quaisquer participações de nossos militantes e filiados em administrações e governos que não tenham sido debatidas em nossas instâncias são de ordem pessoal e não representam nem falam em nome do nosso partido.

 

Por fim, reivindicamos que nosso partido volte a reunir suas instâncias e seus filiados para debater seus rumos, campanhas e políticas, retomando sua vida e democracia internas.

 

 

Fortaleza, 15 de janeiro de 2025


Insurgência Reconstrução Democrática - IRD


 
 
 

Comments


bottom of page