top of page
pedro_edited_edited.jpg

QUEM SOMOS

fundo.png

"(...) trazemos conosco a marca da libertação de todos e todas. Portanto, nosso lema deve ser: organização já!"
Lélia Gonzalez

Somos uma organização ecossocialista, que constrói o PSOL e a IV Internacional! Nos propomos a construir uma sociedade justa, solidária, sem opressões, que viva em profunda conexão entre sociedade e natureza. Fazemos da esperança, verbo! Lutamos com a classe trabalhadora, a negritude, as mulheres, a população LGBTQIA+, a juventude, os povos e comunidades tradicionais. Juntes, queremos construir uma esquerda pluralista, enraizada nas comunidades, nos espaços de trabalho e nos movimentos sociais.

 

O capitalismo avança impondo a barbárie como condição de vida para as maiorias sociais. Em meio a um conjunto de crises, a extrema direita se tornou a viabilizadora da continuidade do sistema hoje, impondo mais opressão e violência, à base de negacionismo e desinformação. A situação difícil em que vivemos, que ameaça, com a crise climática, o planeta, nossa resposta é a crítica, a organização e a construção da estratégia ecossocialista. Precisamos de um novo tempo. Um tempo a ser construído pela luta coletiva e internacionalista, semeando a esperança de futuro, a emancipação humana e a indispensável harmonia com a natureza. Um tempo de socialismo democrático, ecológico e libertário. É para isso que construímos a Insurgência Reconstrução Democrática!

WhatsApp Image 2024-05-27 at 18.58.15 (1).jpeg

Ferramentas que impulsionamos

rua.png

RUA - JUVENTUDE ANTICAPITALISTA

Insurgência - Reconstrução Democrática na luta com e pela juventude! 

 

Somos uma juventude das massas que, desde 2014, ocupa as RUAs contra o racismo, a misoginia e a LGBTIfobia. Reconhecemos a necessidade de modificar radicalmente a estrutura política e social vigente, e, por isso, reivindicamos o anticapitalismo e o ecossocialismo como epicentro de nossas pautas, encorajando uma construção plural, cotidiana, fraterna e, principalmente, coletiva. 

 

Nosso referencial de luta é uma sociedade verdadeiramente democrática, que viabilize a efetiva emancipação das classes e a autodeterminação dos povos, permitindo a todas, todos e todes viver dignamente, sonhar e esperançar. Como força motriz do nosso horizonte de transformação, apostamos no território e na mobilização popular , afinal, “fazemos parte dessa gente que pensa que a RUA é a principal parte da cidade". 

 

Vem conosco, vem pra RUA!

mnufinal.png

MNU - MOVIMENTO NEGRO UNIFICADO

Insurgência - Reconstrução Democrática na luta com e pelo povo negro! 

 

O Movimento Negro Unificado foi fundado em 18 de junho de 1978, a partir de uma política que, há época, já conectava raça e classe e tinha como objetivo, dentre outras coisas, organizar o ativismo negro no Brasil e defender a comunidade afro-brasileira contra a secular exploração racial e desrespeito humano a que a comunidade é submetida. Somos referenciados pela experiência de mais de 45 anos dessa luta que é fruto de acúmulos coletivos de gerações e que segue, reconhecidamente, como aglutinador político fundamental das lutas no Brasil. 

 

Ainda assim, para nós, a unidade do movimento negro deve ser compreendida, sobretudo, como uma unidade em movimento, encontro e síntese das tantas e múltiplas formas de organização, presente na atuação na sociedade, seja nas organizações negras, em seus territórios, locais de moradia, a partir das religiosidades de matriz africana, do movimento de mulheres negras, das universidades, da cultura etc.  Acreditamos, tanto na importância da unidade com e nos movimentos negros, quanto em suas articulações - como a Coalizão Negra por Direitos - e frentes destes com os demais movimentos sociais, organizações e partidos da classe trabalhadora. 

 

Povo negro unido, é povo negro forte!

esperança garciafinal.png

MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO POPULAR ESPERANÇA GARCIA

Insurgência - Reconstrução Democrática Por uma Educação Popular Anticapitalista!

O Movimento de Educação Popular Esperança Garcia, fundado em 4 de fevereiro de 2023, no âmbito do Encontro Nacional do RUA - Juventude Anticapitalista, é uma ferramenta nacional de educação popular que se referencia e homenageia a trajetória de luta de Esperança Garcia. Parte de uma concepção de educação como comunicação, que contribua com processos de conscientização, para a descolonização das mentes, fortalecendo o processo coletivo de compreensão da nossa realidade brasileira, das demandas reais do nosso povo e de sua história de lutas, acreditando que é a ação reflexiva, coletiva, baseada na concretude da vida, aquela capaz de transformar radicalmente a realidade.

Trata-se de uma articulação entre regiões e estados, que se une em seus princípios e diretrizes político-pedagógicas e que se oxigena ao comportar diferentes trabalhos e metodologias, a depender de cada realidade e suas necessidades políticas. Suas diretrizes passam pela perspectiva anticapitalista, ecossocialista, antirracista, antipatriarcal, anticapacitista, com autonomia de classe e profundo compromisso com a humanização e potencialização de nossas trocas.

Ainda que existam importantes ferramentas de educação popular Brasil afora, compreendemos a necessidade imprescindível da construção do Esperança Garcia desde esta sua plataforma política e da possível ousadia de suas metodologias e formas de trabalho.

bottom of page